Fred Rocha
4 de dezembro de 2015

Quem disse que a sua ideia é boa?

A empolgação faz parte de qualquer grande ideia, mas é preciso ter muita clareza e sabedoria para não confundir as coisas, criar falsas expectativas e basear uma atitude empreendedora pautada simplesmente em seu próprio “achismo”.

Para empreender em qualquer situação é preciso investir em planejamento e estruturação. Independente da área de atuação as pesquisas, por exemplo, são uma excelente fonte para nortear um negócio, seja sua criação ou mudanças estratégicas.

O maior problema é quando uma pessoa acha que sua ideia é fantástica e por acreditar nisso age de forma impulsiva e sem o alicerce que é fundamental para que as coisas deem realmente certo. Aí alguém pode até tentar argumentar falando que consultou algumas pessoas ou amigos que concordaram que sua ideia era boa. Claro. Dificilmente alguém iria se manifestar de forma negativa quando uma pessoa apresenta total empolgação e confiança em uma ideia nova. Se você faz uma pergunta tendenciosa terá uma resposta mais tendenciosa ainda.

Outro grande erro que também está fundamentado no “achismo” é realizar as escolhas em função do preço ou do conhecimento limitado. Optar por produtos ou serviços relativamente mais em conta quase sempre colocam em risco a qualidade do negócio. Preze sempre pelas escolhas conscientes, aonde você quer chegar? E escute várias opiniões de pessoas que realmente tem autonomia e conhecimento para contribuir e opinar de forma construtiva.

Escolher, por exemplo, um ponto de venda porque fica perto da sua casa ou em uma área que você já conhece pode ser um erro. Pesquise, conheça outras áreas e não se prenda a ideias já que estão formatadas em sua cabeça. Se permita ter acesso a outras ideias e posicionamentos.

Lembre-se antes de tudo que ideias boas são de fato relativas, depende de pontos de vista, de como você encara determinada situação e principalmente como você agirá para torná-la uma realidade. Boas ideias precisam ser pensadas e repensadas porque só assim você será capaz de olhar com os olhos de quem realmente enxerga as fragilidades e trabalha para que dê certo, que se preparou para enfrentar as dificuldades e para evitar principalmente o retrabalho ou o fracasso.

Por Fred Rocha

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Fred Rocha
 
Talvez o aplicativo Uber precise acabar, extinguir, encerrar atividades… para quebrar...
 
Por: Fred Rocha Nicho de mercado pode ser definido como um segmento com características...
 
Por: Fred Rocha   Apesar de serem duas características distintas, acredito...
 
Pretensão minha…. Sorry kotler, Changing times. Para quem tem loja há um...
 
Acabo de completar 40 anos de idade e nada, absolutamente nada...
 
Era uma vez um empresário que acompanhava atento tudo que saía...
 
Em 2010 li o livro de Jim Collins intitulado “Como as...
 
Até poucos anos atrás era possível perceber a diferença em relação...
 
O Natal costuma ser a melhor data para vendas do varejo...
 
Atualmente estamos vivendo um ciclo preocupante. Atendo como consultor várias empresas...
 
A empolgação faz parte de qualquer grande ideia, mas é preciso...
 
Você já observou o quanto tanto as empresas quanto as pessoas...
 
Dia 27 de novembro acontece mais uma edição da Black Friday,...
 
É impressionante como o ser humano tem dificuldades para perceber certas...
 
Que a vida no interior e na capital são bem diferentes...
 
Nós queremos funcionários ou empreendedores dentro das nossas empresas? Analise comigo,...
 
Ontem eu sai para tomar um sorvete com minha família e...
 
Como consultor tenho tido muito contato com empresas de diferentes tamanhos...
 
O varejo é um dos setores mais atingidos pela instabilidade econômica...
 
Inovação: o céu é o limite A palavra inovação está na...
 
“Vender” segundo o dicionário, é o ato de “alienar ou ceder...
 
É impressionante o que um pensamento seja ele positivo ou negativo...
 
As relações hoje são movidas por interesse, profissional ou pessoal. Claro,...
 
Some title Some author
Some excerpt
Talvez o aplicativo Uber precise acabar, extinguir, encerrar atividades… para quebrar...