Fred Rocha
12 de novembro de 2015

Inovação: o céu não é o limite

Inovação: o céu é o limite

A palavra inovação está na moda, ouvimos nos mais diferentes locais e com conceito e aplicação bastante variado. A grande maioria associa inovação somente a tecnologia, um equívoco. Para que uma ideia seja bem sucedida ela não precisa necessariamente estar atrelada a grandes investimentos e tecnologia de ponta, muito pelo contrário.

Observe que ideias simples geralmente são bem aceitas pelo mercado, os clientes valorizam cada vez mais produtos e processos originais. Veja que dentre as várias possibilidades de inovar podemos relacionar aspectos que fazem toda diferença como, por exemplo, adequação a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais e até mesmo, novas fontes de suprimentos.

É preciso ter claro que inovação não é nada mais que qualquer ação que cause um impacto significativo na estrutura da empresa/negócio. Um produto que já está no mercado pode passar por um processo de inovação e gerar novos valores e percepção da marca/produto. O primeiro passo é entender que para inovar nem sempre é necessário ter uma ideia revolucionária, mesmo porque isso não acontece com facilidade e muito menos toda hora.

Um modelo de negócio também pode ser inovador. Quando uma empresa trabalha sua imagem atrelada a uma ideologia, serviços e produtos são valorizados e até imitados no mercado. É preciso investir em originalidade, boas ideias são aquelas que solucionam problemas, mudam conceitos e até “criam” necessidade de consumo nos clientes.

Bom, você empresário pode me perguntar, mas afinal porque é importante inovar? E a resposta é simples. Além de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, a inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos/serviços de uma empresa e diferencia-los no mercado que é altamente competitivo.

De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado. Atualmente grandes empresas do país possuem áreas inteiras dedicadas à inovação, com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.

Daí também a importância de se investir e desenvolver pesquisas em universidades, centros de pesquisa, agências de fomento e startup. As vezes boas ideias e projetos precisam de uma mãozinha para sair do papel.

Uma dica para quem deseja inovar: olhe para dentro! Analise seu negócio (se ele já existe) ou tenha em mente de forma clara e objetiva aonde você pretende chegar com sua ideia/projeto. A partir do momento que você conhece suas limitações, possibilidades, falhas e pontos positivos, você será capaz de propor mudanças com mais segurança, além de estar muito mais propenso a ser bem sucedido por conhecer de fato a realidade que você pretende mudar.

Pense nisso, não espere ter dinheiro sobrando ou uma ideia sensacional, comece a inovar com ideias simples e práticas. Quando perceber o processo de inovação já fará parte de sua rotina e negócio e os bons resultados lhe proporcionarão mudanças cada vez mais audaciosas e significativas.

Por Fred Rocha

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Fred Rocha
 
Talvez o aplicativo Uber precise acabar, extinguir, encerrar atividades… para quebrar...
 
Por: Fred Rocha Nicho de mercado pode ser definido como um segmento com características...
 
Por: Fred Rocha   Apesar de serem duas características distintas, acredito...
 
Pretensão minha…. Sorry kotler, Changing times. Para quem tem loja há um...
 
Acabo de completar 40 anos de idade e nada, absolutamente nada...
 
Era uma vez um empresário que acompanhava atento tudo que saía...
 
Em 2010 li o livro de Jim Collins intitulado “Como as...
 
Até poucos anos atrás era possível perceber a diferença em relação...
 
O Natal costuma ser a melhor data para vendas do varejo...
 
Atualmente estamos vivendo um ciclo preocupante. Atendo como consultor várias empresas...
 
A empolgação faz parte de qualquer grande ideia, mas é preciso...
 
Você já observou o quanto tanto as empresas quanto as pessoas...
 
Dia 27 de novembro acontece mais uma edição da Black Friday,...
 
É impressionante como o ser humano tem dificuldades para perceber certas...
 
Que a vida no interior e na capital são bem diferentes...
 
Nós queremos funcionários ou empreendedores dentro das nossas empresas? Analise comigo,...
 
Ontem eu sai para tomar um sorvete com minha família e...
 
Como consultor tenho tido muito contato com empresas de diferentes tamanhos...
 
O varejo é um dos setores mais atingidos pela instabilidade econômica...
 
Inovação: o céu é o limite A palavra inovação está na...
 
“Vender” segundo o dicionário, é o ato de “alienar ou ceder...
 
É impressionante o que um pensamento seja ele positivo ou negativo...
 
As relações hoje são movidas por interesse, profissional ou pessoal. Claro,...
 
Some title Some author
Some excerpt
Talvez o aplicativo Uber precise acabar, extinguir, encerrar atividades… para quebrar...